sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ludwig von Mises: o maior professor de economia do PT




Este homem da figura a esquerda do texto foi o economista e filósofo Ludwig von Mises (1881 – 1973). Um dos grandes defensores da liberdade econômica e da impossibilidade do cálculo econômico no socialismo. Segundo Mises, a socialismo, e seu sistema político, ficam com mãos atadas - a partir dos seus paradigmas - para desenvolver um plano econômico capaz de dinamizar a economia do bloco. Afinal, sem consumidores a economia não gira, e se a economia não gira é porque não tem consumo.  Ele ainda vai mais longe:

“O único fato sobre a Rússia sob o regime soviético com que todas as pessoas concordam é: que a qualidade de vida do povo Russo é muito menor do que a do povo no país que é universalmente considerado como o paradigma do capitalismo, os Estados Unidos. Se fôssemos considerar o regime soviético um experimento científico, poderíamos dizer que a experiência demonstrou claramente a superioridade do capitalismo e a inferioridade do socialismo” (Socialism: Na Economic and Sociological Analysis, 2008).

O que as ideias de Ludwig von Mises tem a ver com o plano econômico dos "esquerdistas" da América do Sul do século XXI?

O escritório de Ludwig Von Mises ficava na parte Oriental da Alemanha, ou seja, na parte Soviética. Com a construção do muro de Berlim o Governo da União Soviética teve contato com os papéis do economista e foram estudá-lo em segredo. Afinal, Mises havia provado que a economia totalmente estatizada era algo inviável. O resultado desta manobra foi uma manipulação subversiva do proletariado. Os socialistas soviéticos passaram décadas defendendo um sistema ineficaz comprovado cientificamente.

Aí a partir da derrocada socialista o discurso mudou. Agora todo cidadão da esquerda afirma: “nós respeitamos muito a iniciativa privada”, ou seja, nunca estudaram NADA sobre privatização e criticavam. Depois que conseguiram chegar ao poder na democracia a partir das urnas as privatizações se tornaram a melhor saída.


Agora você entendeu o motivo do PT ter se tornado o ParTido da PrivaTização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário