segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Economia: O Brasil precisa de um milagre para se transformar em uma superpotência


O Brasil permanecerá uma superpotência regional a menos que ocorra um milagre (Scheherazade Rehman) 

Gráfico extraído do blog Economia Nova


Um artigo publicado cujo título é “Nova Ordem Mundial” aponta que os Estados Unidos terá que dividir a sua hegemonia econômica global com outras potencias (União Europeia e China por exemplo). Acabou a Era Econômica Americana, e no lugar dela ocorrerá uma Era mais descentralizada, pois a partir de agora três continentes terão representantes de peso na hegemonia econômica global. Entretanto, a África e a América Latina ainda não conquistaram este espaço.

No caso do Brasil a sua taxa de crescimento foi muito baixa devido ao receio que muitos investidores passaram a ter após a crise europeia e americana. Para atrapalhar ainda mais o estímulo que o governo brasileiro dá ao consumo interno não está mais oferecendo os resultados esperados.

 Para o Brasil começar a sonhar com voos altos seria preciso dobrar o número de investidores no país e ninguém imagina uma forma de se fazer isso num prazo de tempo tão curto, pois falta mão de obra especializada e qualificada para atender as expectativas das multinacionais. Exportar mão de obra para o Brasil não é viável.

Para finalizar, os grandes eventos que ocorrerão no país em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas) não resolverão os problemas macroeconômicos do país.  O país precisa de um plano mais amplo de desenvolvimento para além de 2016, e não é isso o que vem acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário