sábado, 1 de dezembro de 2012

Violações dos Direitos Humanos: o Socialismo e a Ditadura Militar no Brasil


Muitos se enganam ao pensar que os socialista brasileiros lutavam contra a ditadura militar a favor da democracia. Eles queriam derrubar a ditadura militar para criar uma ditadura do proletariado tomando como referência a Rússia e a Cuba. 

Foto extraída do Blog "O Socialismo não existiu"

Parece que o Governo Federal começará a apurar os crimes contra os direitos humanos cometidos no período da ditadura militar (1964 – 1988), mas o projeto inicial deste trabalho investigativo tinha como objetivo principal é “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição, dia 5 de outubro de 1988 (Maier, 2012).”

Porque omitir o período entre 1946 e 1964? Se apenas for apurado o período da ditadura estaremos criando um monstro típico do imaginário brasileiro (os ditadores anti-comunistas). O projeto vai observar apenas as violações dos militares que combateram os grupos terroristas que diziam lutar pela democracia, porém estes queriam instalar no Brasil uma ditadura aos moldes russos e cubanos. Manter esta postura é trazer aos brasileiros que não vivenciaram a ditadura militar uma má imagem desta época, pois os comunistas serão os anjos perseguidos pelos diabólicos militares. Será que realmente foi desta forma?

Eu posso afirmar que NÃO. Basta pegarmos as principais obras de Marx para entendermos as causas e os fins da teoria marxista. A causa seria lutar contra a alienação e a luta de classes, a finalidade seria abolir o Estado que faz a roda capitalista girar. Com o advento da teoria anarquista (extinção do Estado) os marxistas passam a promulgar o fim do Estado para surgir o comunismo. Só que além da teoria fica a realidade, e não foi bem isso que aconteceu quando alguns “socialistas” chegaram ao poder. A grande maioria deu um golpe de Estado, e na hora H se tornaram os líderes comunistas do povo (isso é um nome bonito para DITADOR). Aí vem a grande questão: se os socialistas derrubassem os militares com um golpe o que a lógica nos faz pensar?  Uma nova ditadura iria surgir no Brasil. Foi assim na China, na Coréia do Norte, em Cuba e na Rússia. Porque seria diferente no Brasil?

Sabe por que o governo quer omitir a luta socialista pelo poder? Porque os antigos membros do PT fizeram parte desta luta (Dilma, Lula, Dirceu, Genoíno) e uma parcela dos atuais partidos de esquerda do Brasil faz parte da bancada de apoio do PT.

O que defendo é o seguinte argumento: quer arrumar a casa? Arrume ela inteira porque arrumar só a sala faz a poeira dos outros cômodos sujarem toda a casa novamente com o tempo. Portanto, analisar uma fração dos crimes contra os direitos humanos do século XX é um crime tendencioso contra a história do nosso país.

Referência:

Maier, Félix. (2012) Carta a Comissão Nacional da Verdade. Disponível em:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/13620-carta-a-comissao-nacional-da-verdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário