sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

The Economist: Dilma despertou tardiamente para a privatização


PT e PSDB estão do mesmo lado da moeda



Segundo a revista britânica The Economist o Brasil perdeu a oportunidade de melhorar a sua infraestrutura consideravelmente com a Copa do Mundo. O Governo Dilma demonstrou uma resistência absurda às privatizações, e acabou se convertendo tardiamente a elas (maior exemplo são as concessões dos aeroportos e portos). O PT falou tanto do PSDB e hoje toma do próprio veneno.

As rodovias federais já foram 70% privatizadas, porém ainda estão em processo de reforma. Vale ressaltar que o Brasil é o único país em que primeiro se coloca o guichê de cobrança na pista antes de reformá-la.

As obras por si só tornam o transporte rodoviário mais lento, e aumenta os custos do transporte das exportações de agricultores para os portos. Portanto, um dos setores mais bem sucedidos da economia nacional vê parte do seu lucro se dissipar devido à desorganização federal.

A revista ainda lembra que muitos planos de reforma estrutural do governo federal não saíram do papel por causa da inexpressiva busca de parceiros privados pelo governo federal nos últimos anos. Com isso, dos 102 projetos apresentados em 2010 para a Copa do Mundo, 19 nem sequer foram iniciados até o momento.

Assim, não tem economia que cresça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário