quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Respeito é bom e os manguezais também gostam

Canavieiras possui um dos maiores manguezais do Brasil


Os manguezais desempenham um papel importante para a biodiversidade. Este ecossistema se caracteriza como um exportador de matéria orgânica que contribui para a produtividade das zonas costeiras. Os manguezais também são chamados de berçário naturais, pois muitos animais encontram ali condições ideais para reprodução, criadouro e abrigo. 

Todavia, a destruição dos manguezais trazem grandes prejuízos ao homem. Além de alterar a dinâmica do meio ambiente, o homem prejudica diretamente a comunidade pesqueira, já que grande parte dos artefatos pescados são reproduzidos nos manguezais.

Uma das mais rotineiras ações do homem contra os manguezais é o aterro do mesmo. Canavieiras já passou por uma catástrofe ambiental em que o gestor da época aterrou o mangue (lugar conhecido atualmente como Areial). Esta ação irresponsável levou a prefeitura a pagar uma multa milionária ao IBAMA.

Assim, Canavieiras - conhecida pela extensão de manguezais que possui - precisa de programas com o intuito de proporcionar a população uma educação ambiental para que todos aprendam e se conscientizem  sobre a importância dos manguezais para o município e seus habitantes. Respeitar o mangue e saber usá-lo sem machucá-lo só vai fazer Canavieiras crescer. 

Quem não respeita o mangue não respeita a biodiversidade. Quem não respeita a natureza não respeita a vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário