sábado, 16 de fevereiro de 2013

São Sebastião ficou, mas não viu o Carnaval passar

Levada do Mastro tem dia certo para a retirada da imagem de  São Sebastião da praça


Eu me deparei com algo que me impressionou em Canavieiras. Em pleno período de Carnaval o Mastro de São Sebastião ainda se encontrava fixado na Praça da Capelinha. Fui procurar um dos organizadores da levada do mastro para saber sobre o ocorrido, mas nem ele sabia explicar o fato. 

De antemão, posso apontar que neste início de ano algo se inverteu na realidade dos Canavieirenses, pois antes o protocolo apontava que no dia 20 de Janeiro o Mastro seria retirado da praça, e em fevereiro o Carnaval rolaria solto. Entretanto, neste ano o santo foi OBRIGADO a aguardar passar o Carnaval para poder se retirar. O Carnaval não ocorreu, e na primeira quinta pós-carnaval (14-02) o santo se retirou ao final de uma melancólica madrugada.

Onde estão os católicos da cidade para reivindicar o respeito que a celebração de São Sebastião necessita? Será que foi o costume da população da cidade de todo ano ver o santo sendo retirado da praça no dia correto, ou conformismo? Isso eu não posso responder, pois cabe a consciência de cada um este devir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário