domingo, 3 de fevereiro de 2013

A relação entre a seca nordestina e o acidente na boate Kiss


A ação do Governo Federal em duas tragédias brasileiras

Onde está a diferença?


Acontece há décadas um problema no Brasil chamado seca, e ocorreu uma tragédia que matou mais de 200 jovens numa boate em Santa Maria (RS). O que estes dois eventos históricos podem ter em comum? 

Curioso observar - geograficamente falando - que ambos os casos ocorreram em lados opostos do país (um no Nordeste e outro no Sul), e da mesma forma que a geografia soube separar bem estes dois tristes acontecimentos o Governo Brasileiro também o fez.

No caso de Santa Maria a mobilização foi comovente. Equipes médicas de outros países (Israel, EUA, Espanha, Inglaterra) foram mobilizadas para oferecer atendimento de primeira ponta aos sobreviventes. Laudos e depoimentos estão sendo meticulosamente analisados para que o legislativo faça justiça. Em contrapartida, os órgãos responsáveis pela fiscalização de lugares fechados que comportam um grande número de pessoas não fizeram o seu trabalho. A boate estava funcionando com o alvará vencido, e sem uma vistoria que possibilitasse a segurança dos inúmeros jovens que vieram a falecer. 

Outro ponto a ser citado é a ajuda americana na tragédia gaúcha. Acredito que os anti-americanos estão se mordendo depois que estes enviaram as medicações de graça para serem aplicadas aos sobreviventes. Só tentam enxergar o lado obscuro da responsabilidade que os americanos tomam para si do mundo. Os metidos a socialistas não tem o que dizer neste caso do imperialismo americano. Ou tem?

Pulando para o Nordeste. O que o Governo Federal vem fazendo pela população atingida pela seca? Deram suco de laranja, e caminhões pipa para tentar amenizar o sofrimento do povo. Será que não poderia ser feito mais? Será que não se pode fazer mais? Empresas já enviaram projetos em que são criadas as condições para que as chuvas aconteçam, ou seja, apenas o assistencialismo barato não está resolvendo o problema central. Será que já morreram na seca - e ainda morrem - menos pessoas que em Santa Maria? Será que o governo federal só sabe agir em tragédias de impacto? Ou será que o governo só resolve agir quando uma tragédia pode fazer com que o governo se auto-promova? A tragédia secular chamada seca até agora foi ignorada pelos políticos. Será que o problema da seca é de quem sente a sede? Será que os brasileiros da seca são menos dignos que os sulistas? 

Esta é apenas uma reflexão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário