Agência anunciou o nome de 11 empresas interessadas. Número está bem abaixo das expectativas para o leilão
Plataforma de petróleo. (Foto: Reprodução/G1) |
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou a lista das 11 empresas que pagaram taxa de participação para a 1.ª rodada do pré-sal. Cada uma das empresas pagou R$ 2,076 milhões pelo direito. A oferta da área de Libra, na Bacia de Santos, está marcada para o dia 21 de outubro.
Em comunicado, a ANP afirma que, das 11 empresas interessadas, sete estão entre as 11 com maior valor de mercado no mundo, de acordo com ranking da consultoria global PFC Energy. O número de empresas interessadas é bem inferior ao que era esperado. A diretora-geral da ANP, disse que aguardava interesse de todas as operadoras registradas na agência como A (águas profundas) e B (águas rasas). Seriam no total cerca de 40 empresas.
A China é o país com mais interessadas na área de Libra. Contando com a empresa hispano-chinesa Respol/Sinopec, três chinesas querem explorar o pré-sal. Também estão inscritas: CNOOC International Limited e China National Petroleum Corporation, da China; Ecopetrol, da Colômbia; Mitsui & CO, do Japão; ONGC Videsh, da Índia; Petrogal, de Portugal; Petrobrás, do Brasil; Petronas, da Malásia; Shell, anglo-holandesa; e Total, da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário