domingo, 5 de maio de 2013

Governo Dilma e a inflação: entre as promessas e a dura realidade



Para falarmos sobre a inflação nós devemos saber o que é a inflação. É perceptível que muitos não sabem o que é, mas já ouviram falar. De uma forma bem resumida: "a inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2% a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços." Leia mais: wikipedia.Inflacao

Uma das promessas do Governo Dilma foi manter a inflação dentro da faixa de estabilidade. Para ser fiel ao que foi dito aqui está uma mensagem da presidente ao Congresso Nacional: “A manutenção de uma política macroeconômica compatível com o equilíbrio fiscal – com ações firmes de controle à inflação e rigor no uso do dinheiro do contribuinte – será um dos pilares fundamentais do nosso governo. Manteremos a estabilidade econômica como valor absoluto. Reafirmo que não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que a inflação volte a corroer nosso tecido econômico e a penalizar os mais pobres.”

Não é bem isso o que vem acontecendo nos últimos meses. O Exame aponta que a alta da inflação no Brasil é algo que preocupante, pois num momento de baixo crescimento econômico o país vem demonstrando – através dos seus resultados na economia – o seu baixo potencial. Eu posso apontar que a corrupção e o mal uso do dinheiro público vem sendo o câncer do Brasil há muito tempo. O que se houve do boca dos políticos antes das eleições é que tudo tem um jeito, porém quando vencem falta dinheiro. 

Sabendo o momento crítico que o seu Governo vem passando em relação a economia nacional, em seu discurso no dia do trabalhador a Presidente Dilma disse que continuará uma “luta constante, imutável e permanente” contra a inflação. Entretanto, conforme o quadro abaixo, parece que nesta luta a inflação vem dando um nocaute na Presidente.

Gráfico retirado do quadro Promessômetro do site Democratas






Nenhum comentário:

Postar um comentário