sábado, 24 de novembro de 2012

Petrobrás aponta prejuízo financeiro após 13 anos de crescimento




O site Economist levanta uma questão: como a Petrobrás alega prejuízo financeiro depois da descoberta de um grande potencial petrolífero (pré-sal) em 2007?

Infelizmente a descoberta do pré-sal ainda não está refletindo positivamente na política financeira da Petrobrás. Em 13 anos a empresa apresentou seu primeiro prejuízo financeiro. Só para termos uma ideia do assombro a Ecoprol (Venezuela) superou a Petrobrás em capitalização de mercado.

A principal dificuldade que a Petrobrás vem enfrentando é a má gestão. A empresa vem sendo utilizada como fantoche dos interesses políticos do governo brasileiro. Um exemplo disso é o controle estatal dos preços do combustível para conter a inflação:

“Desde 2006 o governo tem tapado os preços da gasolina para combater a inflação. Para atender à crescente demanda, a Petrobrás foi obrigada a completar o que produz com as importações e acaba vendendo com prejuízo.”

Matéria-prima o nosso país tem. Se colocar a Petrobrás nos trilhos certos ela crescerá por si só. Para isso, ela precisa de um choque de gestão para manter as suas metas interligada as necessidades do mercado, pois se continuar a mercê dos interesses políticos dos petistas a empresa só vai conseguir altos índices de votos para estes políticos. Chora Getúlio Vargas! Estão usurpando a Petrobrás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário