domingo, 25 de novembro de 2012

Israel x Palestina e a bestificação da mídia



Que existe um conflito tenso no Oriente Médio entre Israel e a Palestina todos nós sabemos. Entretanto, poucos se perguntam o que realmente motivou o último conflito noticiado em todos os veículos de informação no Brasil.

Nesta história sanguenta não existe o certo e nem o errado. Existem fatos, e como dizem por aí: contra fatos não há argumentos. A mídia brasileira parece ter queimado alguns dos seus neurônios ao demonizar as atitudes de Israel no conflito. Precisamos entender que uma ideologia precisa sobreviver no coração de cada seguidor. Se a paz chegar a ideologia morre. Esta é a lógica.

 Há alguns anos Israel cedeu parte de Gaza aos Palestinos em acordo firmado com os Egípcios (representantes dos muçulmanos). Ao longo dos anos estes governos vem mantendo um tom amigável nas negociações de paz.

Só que vieram as manifestações pró-democracia no Egito e a Guerra da Síria, ou seja, os acordos de paz ficaram para segundo plano.

Depois das reivindicações populares chegou ao poder no Egito a Irmandade Muçulmana. Esta imediatamente veta as negociações de paz com Israel. Assim, o Irã recomeçou a abastecer a Autoridade Nacional Palestina (com capital russo). O que acontece depois? Israel foi bombardeado 800 vezes só em 2012. Só no dia 10/11 foram 121 mísseis.

Quando o Estado de Israel resolve responder a ofensiva do grupo Autoridade Nacional Palestina a mídia vem - com seus argumentos fúteis e tolos - querer colocar a culpa do conflito em Israel. 

A Autoridade Nacional Palestina procurou um confronto e conseguiu: o primeiro alvo foi o comandante militar Ahmed al-Jabari. Seu carro foi atingido por um míssil israelense. Moral da história: enquanto continuarem a mandar mísseis em direção de Israel a guerra vai continuar. O problema é que os Israelenses possuem um ótimo sistema de defesa contra mísseis e suas forças armadas não perde em tecnologia para nenhuma outra no mundo. 

O que os Palestinos tem? Sua fé e armamento pesado. É uma luta desigual, mas quem procura acha. Como toda guerra tem as suas atrocidades os civis são utilizados como escudos contra os mísseis israelense. Este é o sistema de defesa Palestino.

Um comentário:

  1. Esta é a análise mais sóbria do conflito. Nossa mídia é muito tendenciosa!!

    ResponderExcluir