quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Conheça a história de vida do ministro Joaquim Barbosa


Nascido no bairro pobre da pequena Paracatu, o presidente do STF Joaquim Barbosa é motivo de orgulho, para todos os brasileiros

Joaquim Benedito Barbosa é o primogênito de oito filhos. Filho de pedreiro e mãe doméstica. Aos 16 saiu da cidade de Paracatu, Minas Gerais, sozinho para Brasília, onde arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense. Então se formou em Direito na Universidade de Brasília e concluiu o mestrado em Direito do Estado. Foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, ministro do Supremo Tribunal Federal. Até ocupar a vaga de presidente do STF.

O ministro Joaquim Barbosa tem sido fiel discípulo das aulas de Direito Constitucional, Penal e Administrativo, no julgamento do Mensalão. O mensalão é um esquema clandestino de financiamento político organizado pelo PT para garantir apoio ao governo Lula no Congresso entre 2003 e 2004. Três grupos organizaram o esquema: o núcleo político, organizado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e integrado por outros três dirigentes partidários que integravam a cúpula do PT no início do governo Lula; o núcleo operacional, de Marcos Valério, dono de agências de publicidade que tinham contratos com o governo federal, para usar empresas com o intuito de desviar recursos dos cofres públicos para políticos indicados pelos petistas; e o núcleo financeiro, o Banco Rural, que deu suporte ao mensalão, alimentando o esquema com empréstimos fraudulentos.

Com sua posse na presidência do Supremo, a popularidade de Barbosa ao cargo é vista com muita alegria por todos os brasileiros que clamam por uma justiça mais justa e ágil. Está agora em suas mãos contribuir para a construção dessa almejada realidade. 

Um comentário:

  1. Muito bom . Sabemos o quanto ele lutou pra chegar onde ele está. Ele fará com que a justiça cumpra seus reais valores diante da sociedade brasileira. Todos nós queremos vê um Brasil de muitas mudanças.

    ResponderExcluir