Enquanto o números de idosos aumenta no Brasil o número de jovens cai consideravelmente nos últimos anos
Fonte: site Valor Econômico
Segundo o site VALOR, o IBGE aponta que a população brasileira vem envelhecendo em um ritmo mais rápido que diversos outros países. Segundo a pesquisa:
“Em números absolutos, o crescimento no número de idosos no país foi considerado como ‘marcante’ pelo instituto: passou de 15,5 milhões de pessoas em 2001 para 23,5 milhões em 2011. Ainda segundo o instituto, a fatia de pessoa nesta faixa etária, dentro da população brasileira, passou de 9% para 12,1% no período.”
O envelhecimento populacional decorre graças aos avanços da tecnologia e da medicina. Doenças que antes eram abomináveis estão quase extintas. No Brasil o SUS é referência em relação aos programas de combate a AIDS, e nos programas de vacinação (prevenção). O fato da população brasileira envelhecer em um ritmo acelerado coloca em foco a necessidade de uma reforma previdenciária, pois os moldes atuais são ultrapassados e tende a não dar conta desta nova realidade que vem se expandindo.
Enquanto o número de idosos cresce no país, o grupo de jovens vem diminuindo consideravelmente. Em 2001, os jovens faziam parte de 48,2% da população brasileira, e atualmente são apenas 40,2%. A diminuição dos jovens na população brasileira pode ser explicada sob diversos aspectos. O primeiro deles é a mudança da visão que a família tinha da mulher. Antes a mulher – na maioria das famílias – era criada para casar e ser dona de casa e tinha filhos entre os 18 e os 35 anos. Atualmente, muitas delas são pessoas independentes financeiramente falando, e os filhos vem entre 25 e 30 anos. Segundo pesquisas o número de filhos sofre forte influência do grau de escolaridade do sujeito. Com a nova perspectiva da mulher na sociedade brasileira a diminuição da média de filhos (1,9) acabou sendo algo automática.
Fonte:
http://www.valor.com.br/brasil/2919894/populacao-do-pais-envelhece-em-ritmo-acima-da-media-mundial-diz-ibge
Nenhum comentário:
Postar um comentário