terça-feira, 13 de novembro de 2012

Governo do Estado contrata ONG de aliado na BA




O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou indícios de superfaturação em contratos que o governo da Bahia firmou sem licitação na área da saúde. O valor ultrapassa a cifra dos R$ 270 milhões. A Secretária de Saúde firmou contrato com a Fundação José Silveira para ter acesso a mão de obra médica  entre 2007 e 2011.

Outro ponto a se destacar é que a ONG esta interligada a um dos aliados político do governador Jaques Wagner (PT). Um deputado federal do PTB foi durante 9 anos superintendente da Fundação, e atualmente a sua esposa ocupa o cargo. O pagamento era monitorado por um diretor-geral da Secretária de Saúde (atualmente deputado do PT). Os deputados afirmam que agiram dentro da legalidade.

O TCE aponta que uma das irregularidades está no fato de a Fundação José Silveira cobrar do Estado o pagamento da contribuição patronal do INSS. A Fundação não paga este imposto, cobra do Estado, e não passa o valor para Previdência. Agora a questão é: se cobram algo que não é para cobrar fica óbvio que não vão passar um centavo para a Previdência. Com isso, o Governo da BA pagou indevidamente R$ 39,2 milhões.

Entretanto, na hora de investir na Saúde com qualidade a principal desculpa é a falta de verba... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário