quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Opinião de Silas Malafaia sobre a PL 122


“Se alguém é homofóbico vai para a cadeia. Se alguém bate, alguém xinga, alguém exerce violência contra homossexuais vai para a cadeia. Eles querem criminalizar opinião. Porque heim?” (Pr. Silas Malafaia)

Pr Silas Malafia entregando 1 milhão de assinaturas contra a PL 122


O pastor afirma que a PL 122 quer criminalizar os cidadãos que são contra a prática homossexual, e por trás de uma bandeira que defende a igualdade está um interesse por privilégios. O mesmo coloca a PL 122 como uma afronta a Constituição Brasileira. Segundo ele, a PL 122 vai privilegiar um grupo e fere a liberdade de expressão e a liberdade religiosa.

Com isso, o pastor levanta um desafio: pede para os grupos homossexuais publicarem a PL 122 nos meios de comunicação para ver se a sociedade brasileira aceita. Ele ainda reintera que a PL 122 tinha sido enterrada e quem a trouxe de volta foi a Senadora Marta Suplicy (PT – SP).

 Silas Malafaia aponta que um pastor, um padre, um político e outros podem ser criticados, porém se a PL 122 for aprovada e algum cidadão passar a criticar uma atitude homossexual pega de 3 a 5 anos de cadeia. Entretanto, o pastor defende que:

“Não concordar com a prática homossexual é totalmente diferente de discriminar ou agredir a honra de pessoas ou grupos homossexuais”

Para alguém entender a PL 122 é preciso lê-la. Todavia alguns artigos deixam falhas que não podem passar sem uma análise mais aprofundada:

Art. 2° “define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.”

Eu coloquei em vermelho o termo orientação sexual pelo seguinte motivo. Esta lei afirma que se um cidadão ter qualquer tipo de discriminação em relação a um homossexual é crime. Entretanto, o termo orientação sexual vai além da homossexualidade. Se eu não posso mais discriminar orientação sexual eu não posso mais falar dos PEDÓFILOS?

Art. 16. Parágrafo 5° “O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.”

É simples e fácil de entender. A Bíblia se tornará um livro HOMOFÓBICO se a PL 122 for aprovada.  Se uma pessoa citar:

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (1° Coríntios cap 6 - versículo 9)”

O pastor questiona: sabe o que vai acontecer com esta pessoa? Vai presa (3 a 5 anos de cadeia). A PL 122 é INCONSTITUCIONAL. Fere especificamente o Art 5° parágrafo I, II, IV, VI, VIII e XIX entre outros.


Fonte:

http://www.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/hotsite/PL-122/

http://www.youtube.com/watch?v=sUzHJRAvB1k

Conheça a história de vida do ministro Joaquim Barbosa


Nascido no bairro pobre da pequena Paracatu, o presidente do STF Joaquim Barbosa é motivo de orgulho, para todos os brasileiros

Joaquim Benedito Barbosa é o primogênito de oito filhos. Filho de pedreiro e mãe doméstica. Aos 16 saiu da cidade de Paracatu, Minas Gerais, sozinho para Brasília, onde arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense. Então se formou em Direito na Universidade de Brasília e concluiu o mestrado em Direito do Estado. Foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, ministro do Supremo Tribunal Federal. Até ocupar a vaga de presidente do STF.

O ministro Joaquim Barbosa tem sido fiel discípulo das aulas de Direito Constitucional, Penal e Administrativo, no julgamento do Mensalão. O mensalão é um esquema clandestino de financiamento político organizado pelo PT para garantir apoio ao governo Lula no Congresso entre 2003 e 2004. Três grupos organizaram o esquema: o núcleo político, organizado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e integrado por outros três dirigentes partidários que integravam a cúpula do PT no início do governo Lula; o núcleo operacional, de Marcos Valério, dono de agências de publicidade que tinham contratos com o governo federal, para usar empresas com o intuito de desviar recursos dos cofres públicos para políticos indicados pelos petistas; e o núcleo financeiro, o Banco Rural, que deu suporte ao mensalão, alimentando o esquema com empréstimos fraudulentos.

Com sua posse na presidência do Supremo, a popularidade de Barbosa ao cargo é vista com muita alegria por todos os brasileiros que clamam por uma justiça mais justa e ágil. Está agora em suas mãos contribuir para a construção dessa almejada realidade. 

População brasileira envelhece num ritmo maior que a média mundial



Enquanto o números de idosos aumenta no Brasil o número de jovens cai consideravelmente nos últimos anos

Fonte: site Valor Econômico

Segundo o site VALOR, o IBGE aponta que a população brasileira vem envelhecendo em um ritmo mais rápido que diversos outros países. Segundo a pesquisa:

“Em números absolutos, o crescimento no número de idosos no país foi considerado como ‘marcante’ pelo instituto: passou de 15,5 milhões de pessoas em 2001 para 23,5 milhões em 2011. Ainda segundo o instituto, a fatia de pessoa nesta faixa etária, dentro da população brasileira, passou de 9% para 12,1% no período.”

O envelhecimento populacional decorre graças aos avanços da tecnologia e da medicina. Doenças que antes eram abomináveis estão quase extintas. No Brasil o SUS é referência em relação aos programas de combate a AIDS, e nos programas de vacinação (prevenção). O fato da população brasileira envelhecer em um ritmo acelerado coloca em foco a necessidade de uma reforma previdenciária, pois os moldes atuais são ultrapassados e tende a não dar conta desta nova realidade que vem se expandindo. 

Enquanto o número de idosos cresce no país, o grupo de jovens vem diminuindo consideravelmente. Em 2001, os jovens faziam parte de 48,2% da população brasileira, e atualmente são apenas 40,2%. A diminuição dos jovens na população brasileira pode ser explicada sob diversos aspectos. O primeiro deles é a mudança da visão que a família tinha da mulher. Antes a mulher – na maioria das famílias – era criada para casar e ser dona de casa e tinha filhos entre os 18 e os 35 anos. Atualmente, muitas delas são pessoas independentes financeiramente falando, e os filhos vem entre 25 e 30 anos. Segundo pesquisas o número de filhos sofre forte influência do grau de escolaridade do sujeito. Com a nova perspectiva da mulher na sociedade brasileira a diminuição da média de filhos (1,9) acabou sendo algo automática.

Fonte:

http://www.valor.com.br/brasil/2919894/populacao-do-pais-envelhece-em-ritmo-acima-da-media-mundial-diz-ibge

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Brasil: sistema de educação em crise




Educação na UTI


A BBC informa que o Brasil ficou em penúltimo lugar em uma pesquisa global sobre a qualidade de educação.  Os 40 países apontados na pesquisa foram divididos em 5 blocos de acordo com os seus resultados. O Brasil ficou no bloco com menor pontuação ao lado de Colômbia, Argentina, Turquia, Tailândia, Indonésia e México.

Ao dar foco aos sistemas educacionais que mais se destacaram (os cinco primeiros do ranking são países asiáticos) o levantamento aponta:

“[...] investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira ‘cultura’ nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo.”


Ranking de Qualidade de Educação
1° Finlândia
2° Coréia do Sul
3° Hong Kong
4° Japão
5° Cingapura
6° Grã-Bretanha
7° Holanda
8° Nova Zelândia
9° Suiça
10° Canadá
11° Irlanda
12° Dinamarca
13° Austrália
14° Polônia
15° Alemanha
39° Brasil
40° Indonésia


Uma situação que reflete bem o resultado desta pesquisa foi o desempenho das escolas públicas no ENEM em 2011, pois 92% destas escolas ficaram abaixo da média nacional. 

Enquanto não houver políticas públicas voltadas para a educação com investimentos a curto e longo prazo o nosso país continuará a passar vergonha em âmbito global. O país continuará a formar analfabetos funcionais  sem o mínimo senso crítico em relação as dificuldades que uma sociedade tão complexa como a nossa abrange.  

Maiores informações: 

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml

Ministério do Meio Ambiente aponta diminuição do desmatamento na Amazônia Legal em 2012



Estudo aponta: com novos investimentos em tecnologia a tendência é diminuir ainda mais o desmatamento em 2013

Foto retirada da Agência Folha


A partir dos dados levantados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o Ministério do Meio Ambiente aponta que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal  diminuiu 27% em comparação a 2011. Mesmo com a diminuição do desmatamento os números ainda continuam preocupantes: no Tocantins houve um aumento de 33%, Amazonas 29% e o Acre 10%.

Izabella Teixeira - Ministra do Meio Ambiente – afirma que a tendência para o próximo ano é diminuir ainda mais o desmatamento devido aos investimentos do governo federal em tecnologia. Um exemplo disto foi o investimento de R$ 15 milhões para lançar um satélite que disponibilizará imagens detalhadas da floresta. Desta forma, as imagens vão possibilitar um maior rigor na fiscalização e os altos índices de corrupção dos fiscais ambientais poderá ter uma diminuição drástica.

Mais informações: http://estadao.br.msn.com/ciencia/taxa-de-desmatamento-da-amaz%C3%B4nia-diminui-27percent-em-12-meses-1

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A estagnação da economia brasileira


Brasil se destaca entre os piores índices de crescimento econômico na América e no BRIC em 2012
Foto extraída do site Rural Verde


A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Humano) não traz boas notícias para a economia brasileira após alguns levantamentos. Segundo o relatório divulgado hoje (27/11) o Brasil será o país que menos crescerá – economicamente falando – entre os membros do BRIC (sigla dos países em desenvolvimento que mais se destacam no cenário mundial).


Países do BRIC
Crescimento Econômico em 2012
Brasil
1,5%
Rússia
3,4%
Índia
4,4%
China
7,5%
África do Sul
2,6%


Segundo levantamento efetuado pela CEPAL (Comissão Econômica da América Latina) em comparação com os outros países da América Latina o Brasil fica em uma posição ainda mais vergonhosa:


Países da América
Crescimento Econômico em 2012
Panamá
9,5%
Peru
5,9%
Venezuela
5%
Chile
5%
Colômbia
4,5%
México
4%
Argentina
2%
Paraguai
2%
Brasil
1,6%

Ainda tem mais: 

Só para termos uma noção do que é a propaganda. O PT canta para o Brasil ouvir que revolucionou a economia brasileira. Só que, segundo o Correio Braziliense 2011 (citado por Maier, 2012) “nos anos Lula, o Brasil cresceu em média, 4%. Isso não é mérito. No período a média mundial foi de 4,4%. Entre os 29 últimos presidentes Lula fica em 19° posição.” Então qual foi o presidente que mais fez a economia brasileira crescer? Maier (2012) ressalta que o 1° da lista é o ex-presidente Médici. O que muitos não engolem até hoje.


Referência Bibliográfica

Maier, Félix (2012). O Milagre Petista da Ascensão Social. Mídia sem Mascara; Disponível em:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/13571-o-milagre-petista-da-ascensao-social.html

PSOL denuncia mais uma propaganda enganosa do Governo Wagner




Na entrada do município de Irecê foi colocado um outdoor afirmando que o Hospital Regional de cidade foi totalmente recuperado. O objetivo é lubridiar as pessoas que visitam a região, pois poucos são os que vão lá investigar as condições do hospital. Aí saem do município com a sensação de que o governador está trabalhando forte naquela região. Os manifestantes afirmam que o Hospital está degradado (falta de medicamentos e médicos) muitas pessoas passam o dia todo aguardando atendimento e muitas vezes não consegue. Então eles apontam que:

“(...) essa propaganda enganosa do senhor governador é uma vergonha, pois nos vídeos passados você pode ver pessoas abandonadas em marquises na porta do hospital sem ser atendidas, ambulâncias quebradas largando doente no meio da estrada e até carne clandestina já entrou neste hospital que vamos mostrar também.”

Assista a denúncia na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=y3BbTMUs2fc

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A verdade sobre o Bolsa Família




Vamos desmistificar algumas coisas que teimam em caminhar em direção à fantasia. Lula teve contribuições importantes nos seus oito anos de governo, mas também apresentou falhas como qualquer presidente na face da Terra. Posso afirmar que – infelizmente para alguns - ele não é um Deus vivo na Terra.

Um pouco de história para refrescar os neurônios:

FHC foi o criador do Plano Real no Governo do Presidente Itamar, e o PT foi contra o Plano Real. Afirmavam que este Plano era apenas uma jogada eleitoral e por aí vai. O PT votou contra a Constituição de 1988, e tinha como deputado federal na época o Sr Lula (nenhuma das suas propostas foi aprovada no Congresso). Inclusive a bancada do PT se rejeitou a assinar a Constituição.
   
O PIOR ESTÁ POR VIR: na sua história de oposição na política – durante 16 anos – o PT foi contra TUDO que hoje se vangloria. Votaram contra o Seguro Desemprego (criado por Serra), Bolsa Alimentação, Vale Leite, Vale Gás (Lula afirmava que isso era comprar voto pelo estômago). Entretanto, no poder o discurso do PT é outro. Primeiramente transformaram todos os projetos tucanos no conhecido Bolsa Família. Agora o mesmo LULA – que massacrava os projetos assistencialistas de FHC – condena os críticos do Bolsa Família e grita:

“Alguns dizem assim: o Bolsa Família é uma esmola, o Bolsa Família é assistencialismo, o Bolsa Família é demagogia, e por aí a fora. Tem gente tão IMBECIL, tão IGNORANTE, que ainda fala que o Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar.”

Para maiores informações é só assistir o VÍDEO abaixo: 


domingo, 25 de novembro de 2012

Os problemas do sistema carcerário brasileiro


A superlotação das celas, sua precariedade, e insalubridade tornam as prisões um ambiente propício à proliferação de epidemias e ao contágio de doenças


Estão se tornando cada vez mais comuns as notícias de rebeliões e fugas em presídios brasileiros. O atrasado sistema penal do país não colabora e junta, em selas superlotadas, criminosos primários e homicidas, sequestradores, estupradores e outros. O resultado é que, ao invés de ser um espaço para reeducar o preso, o sistema carcerário do Brasil se tornou uma espécie de 'pós-graduação' no mundo do crime. Um jovem delinquente que entre em uma dessas carceragens sai de lá como um líder de facção, disposto a enfrentar a polícia.

Mais do que isso, faltam vagas, sobram prédios deteriorados e, principalmente, servidores despreparados e alvos fáceis da corrupção. A estrutura física do sistema prisional brasileiro é parte de um grande problema que parece de difícil solução. Mal organizado, ele deixa os mais jovens à mercê dos mais velhos. Estes, por sua influência, ou pela violência mesmo, conquistam novos 'adeptos'. A lógica da organização faz com que os que não são seus amigos passem automaticamente para a condição de inimigos. Ameaçados, portanto, mesmo em um ambiente em que deveria garantir a segurança da sociedade e dos próprios presos.

Os detentos adquirem as mais variadas doenças no interior das prisões. As mais comuns são as doenças do aparelho respiratório, como a tuberculose e a pneumonia. Também é alto o índice de hepatite e de doenças venéreas em geral, a AIDS por excelência. Estima-se que aproximadamente 20% dos presos brasileiros sejam portadores do HIV, principalmente em decorrência das relações sexuais entre os detentos sem preservativos, da violência sexual praticada por parte dos outros presos e do uso de drogas injetáveis.

Para resolver o problema dos presídios brasileiros, o primeiro passo é mudar o sistema penal, separando os presos pela graduação de seus crimes. E punindo com o encarceramento apenas os crimes que realmente fazem jus à pena - para isso, é preciso estabelecer as regras de penas alternativas. Além disso, nada funcionaria sem um judiciário ágil.

Esse conjunto básico de ações na legislação é fundamental, uma vez que é impossível que a construção de novos presídios acompanhe a demanda de novos criminosos. Ao mesmo tempo, é preciso reajustar as prisões para que efetivamente estas instituições façam um trabalho de reinserção dos detentos à sociedade.


Levantamento aponta: Brasil possui os parlamentares mais caros do mundo


Um levantamento efetuado pela ONG Transparência Brasil mostrou que o nosso país possui os parlamentares mais caros do mundo.



Por ano um Senador vale 33 milhões de reais;
O custo anual de um deputado é de 6,6 milhões de reais;
Em média o custo anual de deputados e senadores chega a 10 milhões;
A média de custo assusta quando são comparadas com a média de custos anuais de outros países:

País
Média do Custo de um Parlamentar por ano
Itália
R$ 3,9 milhões
França
R$ 2,8 milhões
Espanha
R$ 850 mil
Argentina
R$ 1,3 milhões
Brasil
R$ 10,2 milhões

Imagine quanto custa a presidente, os governadores, prefeitos e vereadores para os contribuintes. Pagamos caro para ver o cenário político ser encarado como um palco aonde os jogos de interesses são maiores que o bem-estar coletivo.

Até quando Brasil?

Israel x Palestina e a bestificação da mídia



Que existe um conflito tenso no Oriente Médio entre Israel e a Palestina todos nós sabemos. Entretanto, poucos se perguntam o que realmente motivou o último conflito noticiado em todos os veículos de informação no Brasil.

Nesta história sanguenta não existe o certo e nem o errado. Existem fatos, e como dizem por aí: contra fatos não há argumentos. A mídia brasileira parece ter queimado alguns dos seus neurônios ao demonizar as atitudes de Israel no conflito. Precisamos entender que uma ideologia precisa sobreviver no coração de cada seguidor. Se a paz chegar a ideologia morre. Esta é a lógica.

 Há alguns anos Israel cedeu parte de Gaza aos Palestinos em acordo firmado com os Egípcios (representantes dos muçulmanos). Ao longo dos anos estes governos vem mantendo um tom amigável nas negociações de paz.

Só que vieram as manifestações pró-democracia no Egito e a Guerra da Síria, ou seja, os acordos de paz ficaram para segundo plano.

Depois das reivindicações populares chegou ao poder no Egito a Irmandade Muçulmana. Esta imediatamente veta as negociações de paz com Israel. Assim, o Irã recomeçou a abastecer a Autoridade Nacional Palestina (com capital russo). O que acontece depois? Israel foi bombardeado 800 vezes só em 2012. Só no dia 10/11 foram 121 mísseis.

Quando o Estado de Israel resolve responder a ofensiva do grupo Autoridade Nacional Palestina a mídia vem - com seus argumentos fúteis e tolos - querer colocar a culpa do conflito em Israel. 

A Autoridade Nacional Palestina procurou um confronto e conseguiu: o primeiro alvo foi o comandante militar Ahmed al-Jabari. Seu carro foi atingido por um míssil israelense. Moral da história: enquanto continuarem a mandar mísseis em direção de Israel a guerra vai continuar. O problema é que os Israelenses possuem um ótimo sistema de defesa contra mísseis e suas forças armadas não perde em tecnologia para nenhuma outra no mundo. 

O que os Palestinos tem? Sua fé e armamento pesado. É uma luta desigual, mas quem procura acha. Como toda guerra tem as suas atrocidades os civis são utilizados como escudos contra os mísseis israelense. Este é o sistema de defesa Palestino.

sábado, 24 de novembro de 2012

Ministra Carmen Lúcia: "Não há porque empresa fazer financiamento de campanha"




A Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia – Presidente do Supremo Tribunal Federal - levantou uma polêmica que poderá mexer com os bastidores políticos daqui para frente. Ela defendeu abertamente o veto às doações de campanha por pessoas jurídicas (entidades abstratas criadas pelo homem as quais se atribui uma personalidade. Ex: empresas). Segundo a Ministra:

“De sorte, este é assunto que precisa ser devidamente esclarecido. Por exemplo, a pessoa jurídica não é cidadão e não vota. Não há porque empresa fazer financiamento de campanha. Esse é um dado que precisa ficar às claras. Pessoa jurídica não deveria contribuir porque não é cidadão.”

O principal objetivo desta medida – caso seja aprovada – seria aumentar ainda mais o controle das contas dos administradores públicos em prol da ética e da moralidade na política. Além de proporcionar um controle mais rigoroso as doações milionárias (que muitas vezes ninguém sabe de onde vem) efetuadas ao longo das campanhas eleitorais por parte do TSE. 

Petrobrás aponta prejuízo financeiro após 13 anos de crescimento




O site Economist levanta uma questão: como a Petrobrás alega prejuízo financeiro depois da descoberta de um grande potencial petrolífero (pré-sal) em 2007?

Infelizmente a descoberta do pré-sal ainda não está refletindo positivamente na política financeira da Petrobrás. Em 13 anos a empresa apresentou seu primeiro prejuízo financeiro. Só para termos uma ideia do assombro a Ecoprol (Venezuela) superou a Petrobrás em capitalização de mercado.

A principal dificuldade que a Petrobrás vem enfrentando é a má gestão. A empresa vem sendo utilizada como fantoche dos interesses políticos do governo brasileiro. Um exemplo disso é o controle estatal dos preços do combustível para conter a inflação:

“Desde 2006 o governo tem tapado os preços da gasolina para combater a inflação. Para atender à crescente demanda, a Petrobrás foi obrigada a completar o que produz com as importações e acaba vendendo com prejuízo.”

Matéria-prima o nosso país tem. Se colocar a Petrobrás nos trilhos certos ela crescerá por si só. Para isso, ela precisa de um choque de gestão para manter as suas metas interligada as necessidades do mercado, pois se continuar a mercê dos interesses políticos dos petistas a empresa só vai conseguir altos índices de votos para estes políticos. Chora Getúlio Vargas! Estão usurpando a Petrobrás...

Deputado Federal José Antonio Reguffe: político exemplar




O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF) vem fazendo jus a confiança que a população do Distrito Federal lhe confiou. Ele foi o deputado mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos.

 Ele dispensou o 14° e 15° salários que os parlamentares em geral recebem, diminuiu o número de assessores de 25 para 9, e automaticamente reduziu os gastos no seu gabinete. Com isso, reduziu em 80% a cota interna do gabinete. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600. Abriu mão de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia. Com estas atitudes louváveis o cofre público vai economizar R$ 2,3 milhões no mandato do deputado José Antonio Reguffe. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão. 

Segundo o deputado federal José Antonio Reguffe em discurso no plenário: “A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”.

Mais informações na ISTO É: http://goo.gl/m9au7

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Classe Média: Prefiro uma Ditadura competente do que uma Democracia incompetente




Uma pesquisa encomendada pela Secretária de Assuntos Estratégicos com o título “Classe Média, Estado e Democracia” demonstrou o grau de insatisfação da referida classe em relação ao Estado. A pesquisa foi efetuada em 56 cidades com 2000 participantes que tinham uma renda entre R$ 1540,00 e R$ 2813,00:

Apenas 67% dos entrevistados acreditam que o seu voto pode melhorar a política brasileira;

A maioria dos entrevistados (51%) prefere uma Ditadura competente do que uma Democracia incompetente;

 70% dos entrevistados estão insatisfeitos com a Educação pública;

78% dos entrevistados estão insatisfeitos com a Saúde Pública;

Apenas 11% dos entrevistados confiam nos deputados e senadores do país.

O povo foi as ruas pedindo o fim da ditadura (como demonstra a foto acima), mas quando a democracia chega o mesmo povo não se sente representado pelos políticos escolhidos nas eleições. Isto é preocupante, pois a falta de ética de muitos políticos brasileiros está fazendo a população diminuir acentuadamente a credibilidade dada a esta classe. Os constantes noticiários apontando esquemas cada vez mais complexos de corrupção na política vêm ferindo a imagem de uma democracia conquistada com o sangue de muitos brasileiros ao longo das décadas de 70 e 80.

Nietzsche Educador




Eu acho que o maior prêmio que um professor pode ter na sua vida profissional é ver o alunado se desenvolver ao longo do ano, e futuramente vê-lo realizado enquanto cidadão. Nietzsche não fugia a regra. Em uma época marcada por uma postura ríspida dos professores com os alunos fez Nietzsche se destacar pela sua cordialidade e sua personalidade afável. Aos 24 anos Nietzsche tornara-se Professor de Filologia Clássica na Universidade da Basiléia. Ele era um crítico ferrenho dos "homens teóricos" e defendia ardentemente que o conhecimento não deveria se separar do pensamento e da vida. Atualmente o Sistema Pedagógico Alemão segue as premissas de Nietzsche em relação a educação e identidade cultural. Sua atuação ímpar enquanto professor  foi descrita por alguns de seus alunos e serve de inspiração para qualquer um que toma para si o desafio de ser EDUCADOR:

Louis Kelterborn escreve em suas Memórias: "Minhas relações pessoais com Nietzsche duraram 10 anos, de 1869 a 1879. [...] Sua maneira de se dirigir aos alunos nos era absolutamente nova e despertava em nós o sentimento de nossa própria personalidade. Soube, desde o início, estimular-nos para que tivéssemos um maior interesse pelo estudo, talvez mais ainda de maneira indireta, pelo seu saber e pelo seu exemplo, do que de maneira direta, ao nos declarar, por exemplo, que todo homem deveria pelo menos uma vez na vida se dar ao trabalho de consagrar ao estudo um ano inteiro, fazendo da noite o dia, e que esse ano tinha chegado para nós”. (p. 51 e 52)

Ele não nos considerava em bloco, como uma classe ou um rebanho, mas como jovens individualidades, Durante a conversa o professor Nietzsche procurava ouvir mais do que falar; através de perguntas estimulava seu interlocutor a exprimir livremente suas opiniões, mesmo quando se tratava de um de seus alunos. (pág. 51, 52 e 53)

Outro aluno Traugolt Siegfried conta suas experiências durante seu convívio com Nietzsche: "Cada um de nós tinha como ponto de honra estar à altura das exigências de Nietzsche, e aquele que, por preguiça ou por ignorância, o decepcionava recebia a censura de seus colegas. Sua gentileza e sua atenção encorajavam os alunos a trabalhar e os incitavam a se exprimir livremente”. (p. 54)

O Pastor: “Um dia Nietzsche, depois de fazer um relato emocionante sobre o processo de Sócrates e de sua defesa diante dos juízes, pediu a seus alunos para virem recitar junto a sua mesa o discurso de Sócrates. Encorajado pelo seu professor, o jovem pastor, ainda que com o coração batendo, decidiu tentar a experiência, Conseguiu contentar completamente o seu professor, que, amigavelmente, lhe sorriu. Nesse dia, disse-me o jovem pastor ‘eu me encontrei; minha timidez desapareceu e agradecia ao meu venerado professor Nietzsche que soube dar apoio ao jovem inseguro que eu era e despertar os meus dons’”. (p. 54)

Depoimento (anônimo): "Era um homem de poucas palavras, mas sua alegria era visível quando um aluno medíocre conseguia um bom resultado. Cada um de nós ficava contente ao receber dele por um trabalho oral a expressão: muito bem. Sua cordialidade, sua atenção incitavam ao trabalho. Preparava os alunos para que soubessem falar espontaneamente, sem recorrer às anotações. Demonstrava a todos a mesma delicadeza. Não deixava transparecer nenhum desprezo pela massa de alunos indiferente, nem pelos mais fracos ou menos dotados”. (p. 55)

“Se Nietzsche era parcimonioso nos elogios, usa mais raramente ainda de reprimenda. [...] Nunca o víamos irritado, nunca elevava o tom da voz, nem se alterava [...]”. (p. 55 )

Referência Bibliográfica: 
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche Educador - São Paulo, Ed. Scipione, 2003. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fábio Souto critica falta de saneamento básico no Brasil


Os municípios brasileiros não estão preparados para solucionar os problemas com saneamento básico. Essa é a constatação de um levantamento divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O estudo expõe a calamidade da situação em grande parte do país e demonstra como o Brasil está distante de alcançar um patamar aceitável de atendimento às necessidades primárias da população.

Segundo o levantamento do IBGE, mais de 60% das cidades brasileiras não executam qualquer acompanhamento em relação ao abastecimento de água, esgoto sanitário e o manejo das águas pluviais. Nem 30% dos municípios têm algum tipo de política relacionada à área. Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado Fábio Souto (Democratas/Bahia) cobrou maior atenção das autoridades municipais, estaduais e federais em busca de melhorias para essa questão. “Esses dados servem de alerta. Em um momento como este, em que exaltamos e buscamos a sustentabilidade para salvar o planeta, não podemos nos dar ao luxo de deixar bens tão preciosos, como é a água no Brasil, ao léu. Além disso, um país que busca erradicar a miséria, a pobreza, não pode se glorificar de números econômicos enquanto não solucionar problemas básicos como este. Todo cidadão brasileiro merece ter e com certeza é o item número 1 na lista de prioridades das comunidades carentes de todo o país”, argumentou.

 Souto fez um apelo para os governos para que solucionem a falta de saneamento básico no Brasil. Ele afirmou que para ter um país rico e desenvolvido é preciso pensar primeiro no bem-estar mínimo e na qualidade de vida da população. “Resolver esta questão significa solucionar uma série de outros problemas, como de saúde pública, com as várias doenças causadas pela situação que vivem milhões de pessoas Brasil afora. É lamentável que apenas 195 municípios brasileiros tenham um Conselho Municipal de Saneamento”, ressaltou.

Sustentabilidade

O estudo mostra ainda que apenas um terço das cidades brasileiras tinha algum programa, projeto ou ação de coleta seletiva de lixo em atividade em 2011. Para Fábio Souto, outra questão pertinente ligada ao assunto é a busca por sustentabilidade. “É hora de implantar aquilo que é dito nos discursos. É preciso por em práticas políticas de coleta seletiva de lixo, de educação ambiental. É preciso pensar e agir em prol da sustentabilidade. Mas enquanto continuarmos a ver esgoto correndo a céu aberto, ou esgoto indo parar nos rios sem qualquer tipo de tratamento, enquanto crianças tomarem banho em rios contaminados, enquanto famílias se abastecerem de água contaminada, absolutamente nada será mudado, nada será avançado”, concluiu.


Assessoria de Imprensa do Deputado Fábio Souto

III Feira Baiana da Agricultura Familiar: economia solidária e identidade territorial



Ocorrerá em Salvador – no Parque de Exposições - de 24 de Novembro a 2 de Dezembro a III Feira Baiana da Agricultura Familiar (FEBAFES) com o objetivo de levar o campo para a capital com produtos oriundos da Agricultura Familiar de diversos municípios baianos. Canavieiras será representada pelos produtores de POLEM do município. No evento ocorrerá degustação promocional e venda de produtos saudáveis. Esta é a oportunidade de conhecermos a diversidade culinária do Estado a partir da variedade e da qualidade da produção do povo baiano.

Salário Mínimo maior é igual a maiores gastos básicos



O Salário Mínimo é o valor mais baixo que o empregador pode pagar ao seu funcionário legalmente falando. Getúlio Vargas foi o presidente responsável pela implantação do Salário Mínimo no Brasil (1940). De lá para cá ocorreram diversos ajustes com o objetivo de preservar o poder aquisitivo do trabalhador,e  parece que o Governo Federal vai proporcionar mais um aumento. Foi mandado para o Congresso Nacional os parâmetros do Orçamento de 2013. Uma das pautas é o aumento do salário mínimo para R$ 674,95 no próximo ano. Este aumento elevaria os gastos previdenciários e assistenciais em aproximadamente R$ 1,200 bilhão. O problema é que quanto mais o salário mínimo aumenta maiores são os gastos dos brasileiros. As contas básicas aumentam o preço (luz e água), os alimentos também, transporte público, aluguel e etc. Já se foi o tempo em que salário mínimo maior significava melhoria ao povo mais pobre. Existiram aumentos nos preços dos alimentos mais altos que a inflação (estes custos foram maiores que o aumento do salário mínimo percentualmente falando). Esta matemática só prejudica a família brasileira, pois fica parecendo que o aumento vem apenas para o brasileiro pagar contas cada vez mais caras. Aonde está o reajuste para preservar o poder aquisitivo do trabalhador?






quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Governo Wagner: a propaganda longe da realidade

O Estado da BA já é a campeã nacional em assassinatos e para completar só aumenta em 12% os seus investimentos em segurança pública. O que mais impressiona é que o Secretário Maurício Barbosa afirmou aos quatro cantos do Estado que haveria um aumento de 30% nos investimentos. É só observar o gráfico abaixo:



Sem investimento o aparelho estatal de segurança beira a falência com uma estrutura decadente. Até o Poder Legislativo vem sofrendo com a criminalidade urbana, pois constantemente delegados e policiais são assassinados e para completar uma promotora foi sequestrada em Salvador. Se os representantes da lei sofrem imagine a população em geral... 






terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dilma quer todo o royalty do petróleo na educação




Na visita da Presidente Dilma a Espanha houve todos os protocolos a serem cumpridos em uma visita oficial. Ela almoçou com o Rei Juan Carlos I e teve um encontro com o chefe do governo espanhol Mariano Rajoy. Entretanto, numa entrevista que a nossa presidente deu ao “Valor” uma curiosidade surgiu. Além de tocar na necessidade da economia brasileira crescer acima dos 4% previstos pelos especialistas a Presidente Dilma também ressaltou o seu desejo de pegar todo o dinheiro do royalty petrolífero para investir na educação.


“(...) Vamos ter também de ter um investimento em educação. Uma coisa que eu acho que não perceberam é porque nós queremos destinar os royalties para a educação. Nós vamos ter que fazer um esforço para persuadir... Porque não é só o Congresso que é responsável, é toda a sociedade. Porque se não tivermos educação não vamos longe. Eu preciso fazer isso e os próximos governantes deste país vão ter que apostar em educação violentamente. Eu preciso fazer alfabetização na idade certa, porque 15% das crianças de oito anos não sabem ler, não sabem escrever um pouco, nem têm capacidade de interpretação. Temos de mudar isso, tem que ter educação em período integral e tem que fazer educação profissional. Não estou falando nem do programa Ciência sem Fronteira, ou de pesquisa. Nós nos propomos a colocar todos os esforços, qualquer que seja a repartição, para a educação até 2020”.

O desejo da Presidente é nobre, mas muitos interesses estão em jogo. O primeiro ponto a ser destacado é se a distribuição do royalty acontecerá. O segundo é se o dinheiro realmente será aplicado exclusivamente à educação, pois não podemos esquecer que o CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira) nasceu para dar uma sustentação exclusiva a Saúde. Como aponta a gráfico abaixo não foi bem isso o que ocorreu: